fbpx

Fisioterapia Preventiva para idosos Confira o artigo do Fisioterapeuta Junior Arrais

O Envelhecimento Fisiológico Humano é um processo de “desgaste” natural do corpo depois de atingida uma certa idade, onde geralmente proporciona um aumento da vulnerabilidade e fragilidade, trazendo assim um conjunto de alterações no organismo que implica em perdas progressivas funcionais, sem comprometimentos das necessidades básicas de manutenção da vida dos indivíduos.

move-3605073_960_720

Desta forma a fisioterapia voltada para a terceira idade tem como principais objetivos manter a funcionalidade e o bem estar, buscando preservar a função motora, retardar (adiar) a instalação de incapacidades  decorrentes do envelhecimento, prevenir a ocorrência de quedas e outros acidentes e evitar complicações que possam acometer os idosos através de exercícios físicos e respiratórios que visam a diminuição de quadros abruptos de fraquezas musculares, degenerações articulares, dores, cansaço, diminuição de agilidade, reflexos e falta de equilíbrio.

Além dos objetivos citados, os procedimentos realizados também auxiliam na prevenção de doenças comuns nessa faixa etária (diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, hérnias de disco, tendinites, bursites, artroses, entre outras), e mostram-se eficazes nos controles de dores articulares, em tratamentos de insônia, depressão e ansiedade.

Dentro deste contexto listamos a seguir alguns recursos que podem ser utilizados na prática desta abordagem: Cinesioterapia profilática (terapia do movimento preventiva) com exercícios físicos globais para a manutenção da funcionalidade (aplicados individualmente ou em grupo). Implementação da prática de alongamentos como hábito diário. Análise de orientações posturais, para minimizar e corrigir probabilidades de potenciais fatores de risco para doenças e lesões específicas. Análise do ambiente onde vive o idoso, para melhorar a mobilidade e reduzir os fatores de risco.

Comentários