fbpx

Fisioterapia Preventiva nas empresas Confira o artigo do fisioterapeuta Junior Arrais

O ambiente corporativo é famoso por suas pressões características (altas cargas de estresse, cobranças inesgotáveis, acúmulos de tarefas, entre outras), somados a isso ainda temos as posturas inadequadas e movimentos repetitivos, fatores que fazem os planos de saúde voltarem a atenção para a prevenção ao estresse voltados ao mercado empresarial.

fisio 3

Desta forma a Fisioterapia Preventiva mostra-se como uma excelente solução para ajudar os colaboradores a “administrar” esse estresse. Além de diminuir os quadros faltosos nas rotinas de trabalho, promover saúde geral dos funcionários ela tem atuação direta na prevenção de doenças psíquicas e osteomusculares que tem um impacto considerável na qualidade de vida pessoal e profissional dos trabalhadores.

Associando algumas técnicas (abordagens) ela proporciona um bem estar a curto, médio e longo prazo para o funcionário e consequentemente resultados positivos para as empresas, tornando-se a principal ferramenta de prevenção de aparecimento de lesões ligadas as atividades do ambiente de trabalho. Esta abordagem dentro das empresas tem como objetivos incentivar os empregados a adquirir uma consciência corporal e novos hábitos de vida, para gerar o bem estar físico e emocional no ambiente de trabalho.

Listamos algumas ações que podem ser desenvolvidas no ambiente corporativo: Promoção de palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais, desenvolver programas de Ginástica Laboral, orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores, avaliação do trabalhador, de seu local de trabalho e de serviço realizado para promover a adequação do trabalhador ao posto para um melhor desempenho e a promoção de ações terapêuticas preventivas às instalações de processos que levem a algum processo de incapacidade funcional.

Comentários