Uma história de amizade do futebol para toda a vida Doze anos de convivência: confira depoimentos inspiradores dos goleiros Afonso e Jonathan

Ele chega sempre de sorriso no rosto e motivado para a rotina de um jogador de futebol. De chuteira, luva e a tradicional garrafinha para hidratação o jovem Jonathan Piran de 29 anos participa de uma verdadeira aula de inclusão social. O outro protagonista nessa história, que só o futebol é capaz de proporcionar, é o goleiro Afonso Franklin.

38772054_1322997417834080_5041629227057676288_n

Foto: Vinicius Pousada

Jonathan encontrou no futebol uma forma de superar sua dificuldades e projetar dias melhores. O jovem goleiro chegou ao Friburguense em 2006, com o apoio da mãe, para conversar com o Gerente de Futebol, José Siqueira. No ano seguinte, conheceu Afonso e a amizade dentro e fora de campo começou a surgir.

– O Afonso é o meu melhor amigo! Ele é uma pessoa sensacional e é uma amizade que dura tantos anos. Estou aqui realizando um sonho que é o da minha mãe. Estou muito feliz, destacou Jonathan.

A preparação de Jonathan acontece – antes ou depois dos treinamentos as quintas- a dedicação e a pontualidade marcam a atividade. Todas as semanas o cenário se repete Afonso e Jonathan começam agradecendo a Deus e após vem o aquecimento e a preparação com bola.

– O Jonathan chegou aqui no clube até antes de mim e fazia o trabalho com os então colegas preparadores de goleiro. Depois surgiu uma amizade muito forte entre a gente. A principio nosso objetivo é fazer uma inclusão com ele. Fico feliz quando vejo ele ver o clube como uma casa e a sua segunda família. Tenho essa amizade com ele à 11 anos e já tivemos a chance de trocar vários presente, relembrou Afonso. 

Foto: Rafael Seabra

 

Veja o depoimento do Jonathan Pires

 

A entrada em campo: A conquista de um sonho

O jovem Jonathan chegou cedo ao Estádio Eduardo Guine para o compromisso mais esperado da temporada 2018. Com os olhos brilhando e com o sorriso no rosto ele anunciava para a equipe da Jornada Interativa: hoje vou entrar em campo com os jogadores. A data escolhida foi 8 de agosto de 2018, no jogo  Friburguense e Bangu, e teve direito a saudação da torcida e até o aperto de mão ao árbitro da partida.

– Graças a Deus consegui realizar esse sonho de entrar com os jogadores em campo. Esse fato certamente ficou marcado na minha memória e foi muito especial para mim, Jonathan.

Emocionado o goleiro Afonso fez questão de ressaltar a oportunidade de conhecer o jovem Jonathan e contribuir para a formação profissional e moral do jogador.

Afonso relembra dia da estreia pelos profissionais do Friburguense

A estreia de Afonso Franklin com goleiro titular do Friburguense foi marcada por muitas surpresas. Primeiro o camisa 1 foi escolhido para ser o capital da equipe e não levou gols naquela partida. O jogo que inaugurou a carreira do arqueiro foi no dia 1 de setembro de 2012 contra o Boavista em Saquarema com vitória de 2 a 0.

Foto: Arquivo Pessoal Afonso Franklin

Comentários