
Latest posts by Gustavo Vidal (see all)
- Friburguense conquista primeira vitória na Série A2 Tricolor da Serra superou o Maricá, por 3 a 1, na tarde desta quarta - 25 de maio de 2022
- Friburguense luta, mas acaba eliminado da Copa Rio Tricolor da Serra precisa vencer o America por mais de dois gols de diferença para seguir na competição - 1 de setembro de 2021
- COPA RIO: Friburguense perde para o America Tricolor da Serra vai precisar vencer por diferença de dois gols de diferença para forçar a disputa por pênaltis ou três gols para ficar com a vaga - 25 de agosto de 2021
O futebol é um esporte de alto rendimento que exige o máximo de cada jogador, independente da sua posição e a fisiologia auxilia treinadores e preparadores físicos a tomarem decisões no dia a dia e nos jogos.
Presente nos maiores times do Brasil e do mundo, a fisiologia tem ganhado um espaço cada vez maior e em 2019 o Friburguense vai contar com o fisiologista Gustavo Pergentino para auxiliar comissão técnica e jogadores na disputa da Série B1 do Campeonato Carioca.
Foto: Rafael Seabra
Jornada Interativa: O que é a fisiologia?
Gustavo Pergentino: A fisiologia se baseia nos números que a gente obtém através dos testes realizados com os jogadores. A gente avalia a equipe como um todo e também cada jogador de forma particular. E através da análise dos dados é possível obter um panorama que auxilia a preparação física a extrair o melhor do atleta.
Jornada Interativa:Como é o trabalho do fisiologista?
Gustavo Pergentino: O trabalho é todo baseado na preparação física na pré- temporada. Avaliamos todos os jogadores e então determinamos qual é a melhor forma de treinamento para o elenco como um todo e também para o individuo.
Jornada Interativa: Qual a importância da fisiologia no futebol?
Gustavo Pergentino: A gente sabe que ao longo do campeonato jogadores se machucam, outros chegam e outros não rendem. O primeiro objetivo é manter o time principal pronto para qualquer situação, com um trabalho de recuperação e regeneração muscular. Depois vem o trabalho com os jogadores que se machucaram ou que ainda precisam de algum complemento para deixar todo o elenco homogêneo
Jornada Interativa: Como desenvolver esse trabalho em um clube de menor investimento?
Gustavo Pergentino: O futebol evoluiu e ele trouxe a tecnologia. Hoje a fisiologia representa essa tecnologia dentro da preparação física e os dois caminham em conjunto. Hoje e possível ver os times de maior expressão com equipamentos de ultima geração caríssimos que determinam o mínimo de cada atleta e facilita muito o trabalho da preparação. A gente aqui não tem os mesmos recursos, mas é possível adaptar e conseguir resultados muito próximos através de sistemas mais simples.
Jornada Interativa: Como está a preparação do Friburguense?
Gustavo Pergentino: O Friburguense já tem muita tradição é um clube estruturado e a minha expectativa é a melhor possível. A comissão técnica esta afinada, o elenco esta correspondendo e hoje eu vejo um clube que mostra um potencial para subir.
Jornada Interativa: Qual é a expectativa para a temporada?
Gustavo Pergentino: Primeiro quero agradecer ao clube e ao Siqueira pela confiança e me trazer de volta. Eu amo muito isso aqui e é um clube que eu tenho prazer em fazer parte. Estamos muito empolgados e motivados a fazer um grande trabalho e dar essa alegria para a nossa cidade.