fbpx

TJD-RJ nega pedido do América de suspender rebaixamento

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) negou na tarde desta quinta-feira, 16, por 5 votos a 1, o pedido do América para suspender o rebaixamento do clube. O América contesta o regulamento em relação à definição da classificação geral.

Caso o América tivesse um resultado positivo, o mesmo poderia beneficiar o Friburguense, fazendo com que ambas as equipes permanecessem na primeira divisão. Na interpretação do clube carioca os clubes rebaixados seriam os times com menor pontuação na soma da primeira e segunda fase. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) porém, baseou-se apenas na pontuação da segunda fase.

Mauro Chidid, advogado do América, informou que o clube irá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Confira o que diz o regulamento do Cariocão 2016:

“Art. 19º – A classificação geral do campeonato será feita da seguinte forma:

I – O campeão e o vice-campeão estadual ocuparão, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar;

II – O terceiro e o quarto lugar serão ocupados pelos não classificados nas semifinais (perdedores dos grupos E e F) sendo o terceiro lugar destinado ao que tenha obtido melhor classificação no grupo C;

III – Do quinto ao oitavo será observada a classificação obtida pelas associações ao final do Grupo C;

IV – Do nono ao último lugar será observada a classificação do grupo D.

Parágrafo único – Os pontos das partidas das semifinais, finais e Taça Rio não entram no cômputo para a classificação geral.

Art. 23º – As duas últimas associações na colocação geral do Campeonato, conforme disposições art. 19 serão rebaixadas para a Série B de Profissionais, observadas, se for o caso, as seguintes situações:”

Foto: Raffa Tamburini/America Rio

Foto: Raffa Tamburini/America Rio

Comentários

×