fbpx

Opinião: Brasil nas olimpíadas

A primeira olimpíada realizada na América do Sul chegou ao fim. Foram duas semanas aonde pudemos ver os melhores atletas do mundo em busca das medalhas e consequentemente escrever o seu nome na historia do esporte e apesar de alguns problemas com certeza todos se lembrarão com carinho dessa olimpíada.

Diante da tantos momentos marcantes fica ate difícil escolher algum para falar e por isso vamos analisar o desempenho do Brasil. A primeira coisa a ser dita e sobre a expectativa do COB (Comitê Olímpico do Brasil). A princípio o objetivo era conquistar 27 medalhas e terminar no top-10 do quadro de medalhas. De fato o Brasil conseguiu o melhor desempenho da historia e terminou na 13ª colocação, com sete medalhas de ouro, seis de prata e outras seis de bronze, totalizando 19 idas ao pódio.

Mas o que chama a atenção e a forma com o Brasil conquista as suas medalhas. Por exemplo, a natação que recebeu um alto investimento não conseguiu os resultados esperados, por outro lado o surpreendente ouro de Thiago Braz (salto com vara) pegou todos de surpresa. Mas provavelmente a natação recebeu apoio por se tratar de uma modalidade que costuma dar alegrias ao Brasil diferente do salto com vara.

É nesse ponto que o Brasil deixa a desejar quando o assunto e esporte olímpico. Provavelmente a partir de agora Thiago Braz vai receber um apoio maior e patrocinadores vão aparecer, mas se ele não tivesse obtido um bom resultado, qual seria o cenário? Outra questão importante a ser dita e que não adianta apenas apoiar o medalhista de ouro e esquecer-se de revelar novos talentos, um erro comum no em nosso país.

A expectativa e que a olimpíada realizada no Rio de Janeiro sirva para mudar a cabeça dos dirigentes brasileiros e que a partir de agora o planejamento não seja apenas para daqui a quatro anos, mas sim para os próximos oitos, doze anos. Que não depositem todas as esperanças em um atleta que superou todas as dificuldades para chegar em primeiro, mas sim facilitar o caminho dos nossos atletas que ainda estão dando os seus primeiro passos.

Comentários

×